Uma Introdução

Uma Introdução

Porque criar um blog sobre as coisas que eu presenciei e ouvi durante minha carreira como professora de Educação Básica?

Nunca achei que alguém se interessasse por coisas que para mim são comuns, o cotidiano de uma professorinha.

Mas um amigo (Joseph), pensa diferente. Ele achou que minhas histórias poderiam ser interessantes. E me incentivou a escrever um Blog.

Talvez ele tenha razão. Afinal, uma pessoa que está em sala de aula a mais ou menos 20 anos deve ter algumas histórias para contar. E posso dizer que minha vida de professora (e esse blog é só sobre isso) não foi nada calma. Monotonia nunca fez parte da minha vida profissional. Criança é um bichinho que inventa...

As histórias que vou contar aqui são variadas. Algumas aconteceram comigo, outras com amig@s e alun@s. Para preservar a identidade das pessoas que foram protagonistas das histórias, vou trocar não apenas os nomes, mas outras características (idade/sexo/lugar onde o fato ocorreu). Resumindo, vou contar as histórias, mas sem revelar dados que possam identificar as pessoas envolvidas. Conto o milagre, mas não digo o santo.

Convido vcs a lerem um pouco dessas minhas 'aventuras' como professora. Trabalhei (e trabalho) em escolas de bairros bem pobres, onde faltava quase tudo. Menos a boa vontade de colegas e diretores para fazer a coisa dar certo. Pelo menos na maioria das vezes.

Tem coisas absurdas... e outras maravilhosas... Parabéns meus alunos e alunas!!!

Ando meio chateada com certas coisas que estão acontecendo nessa escola... Como meus alunos vão fazer "Prova Brasil" se nem professor de Português tem a quase 3 meses?


É demais o descaso com a educação pública. 


Só meus alunos da 8ª série estão sem professor de Geografia, Português e Artes. Nas terças feiras eles só tem aula comigo. Eu junto as duas turmas e dou uma aula só. Como as turmas estão pequenas (saiu muito aluno por causa disso tbém) dá para juntar.


Mas tem momentos que eu fico feliz, mesmo no meio do caos que está a escola. Isso por causa dos meus anjos. Não é que eles (elas) questionaram a pessoa que foi aplicar a Prova Brasil? Perguntaram se era certo fazerem uma prova de Português se estavam a meses sem professor... A pessoa não deu resposta, mas AMEI a atitude deles(as)!!


To super orgulhosa dos meus pimpolhos!! Isso mesmo, reivindicar, falar, e não deixar a coisa passar sem deixar claro que sabe das injustiças. Fizeram a prova, mas mostraram sua indignação. 


Mesmo que não mude nada, com certeza a pessoa que aplicou a prova sabe que meus alunos e alunas não são jovens conformados, não estão sendo formados para calar. vão dar trabalho no futuro!! E eu amo isso!!


Hj quero dedicar meu blog a eles e elas, meus amores que dão esperança em um futuro melhor, qdo vejo atitudes como essas.