Uma Introdução

Uma Introdução

Porque criar um blog sobre as coisas que eu presenciei e ouvi durante minha carreira como professora de Educação Básica?

Nunca achei que alguém se interessasse por coisas que para mim são comuns, o cotidiano de uma professorinha.

Mas um amigo (Joseph), pensa diferente. Ele achou que minhas histórias poderiam ser interessantes. E me incentivou a escrever um Blog.

Talvez ele tenha razão. Afinal, uma pessoa que está em sala de aula a mais ou menos 20 anos deve ter algumas histórias para contar. E posso dizer que minha vida de professora (e esse blog é só sobre isso) não foi nada calma. Monotonia nunca fez parte da minha vida profissional. Criança é um bichinho que inventa...

As histórias que vou contar aqui são variadas. Algumas aconteceram comigo, outras com amig@s e alun@s. Para preservar a identidade das pessoas que foram protagonistas das histórias, vou trocar não apenas os nomes, mas outras características (idade/sexo/lugar onde o fato ocorreu). Resumindo, vou contar as histórias, mas sem revelar dados que possam identificar as pessoas envolvidas. Conto o milagre, mas não digo o santo.

Convido vcs a lerem um pouco dessas minhas 'aventuras' como professora. Trabalhei (e trabalho) em escolas de bairros bem pobres, onde faltava quase tudo. Menos a boa vontade de colegas e diretores para fazer a coisa dar certo. Pelo menos na maioria das vezes.

Trabalho, muito trabalho...

Estava olhando umas fotos antigas, de 1991.
A primeira Feira de Ciências que organizei. Tive ajuda, e muita. Jacinta, Jenolita e Fátima, minhas colegas de Ciências, Madalena e Gilson de História, se empenharam muito para que essa Feira fosse interessante. E foi.
Três turnos participando, durante três dias. Tínhamos atividades pela manhã, tarde e noite. A gente não tinha juízo... E noss@s alunos e alunas adoravam.
Nas fotos estão os alunos e alunas da 8ª série (me permitam não usar 9º ano), que encenaram uma 'peça' que usava os moldes da 'escolinha do Professor Raimundo'. Eles escreveram e encenaram. As apresentação foram nos 3 turnos. Época boa. Era cansativo, mas nesses momentos os alunos mostravam todo o potencial.
Como em uma Gincana Ecológica que fizemos. Uma das atividades era apresentar (em forma de encenação, jogral, coral, ...) uma música com teor ecológico. Uma turma me surpreendeu. Na realidade surpreendeu a tod@s.
Eles iniciaram com uma encenação da música "Xote Ecológico". Na realidade foi uma introdução à música. A ideia era interessante: mostrava Luiz Gonzaga e Chico Mendes rapazes sonhadores. Luiz vai para o sul, tentar a sorte como cantador, e deixa Chico Mendes, brigando pelo ambiente. Passam-se 20 anos, e Luiz Gonzaga volta (com os cabelos brancos de pó de giz). Pergunta a um rapaz que ele encontra, onde pode encontrar Chico Mendes. A resposta do rapaz é que Chico Mendes foi morto, por que procurava defender o ambiente. Aí, Luiz profundamente tocado pela morte do amigo, começa a música, e é seguido por todos os integrantes da turma, que fazem coro com ele.
Foi lindo.
Até hoje não sei quantas Feiras de Ciências, Semana do Meio Ambiente, Gincana Ecológica,... realizamos nessa escola. Ela foi a grande escola para mim. Lá aprendi o valor de um grupo coeso, no qual todos trabalham em prol de um só objetivo. Novinha, acreditava que em todas as escolas deveria ser assim.. Ledo engano.