Uma Introdução

Uma Introdução

Porque criar um blog sobre as coisas que eu presenciei e ouvi durante minha carreira como professora de Educação Básica?

Nunca achei que alguém se interessasse por coisas que para mim são comuns, o cotidiano de uma professorinha.

Mas um amigo (Joseph), pensa diferente. Ele achou que minhas histórias poderiam ser interessantes. E me incentivou a escrever um Blog.

Talvez ele tenha razão. Afinal, uma pessoa que está em sala de aula a mais ou menos 20 anos deve ter algumas histórias para contar. E posso dizer que minha vida de professora (e esse blog é só sobre isso) não foi nada calma. Monotonia nunca fez parte da minha vida profissional. Criança é um bichinho que inventa...

As histórias que vou contar aqui são variadas. Algumas aconteceram comigo, outras com amig@s e alun@s. Para preservar a identidade das pessoas que foram protagonistas das histórias, vou trocar não apenas os nomes, mas outras características (idade/sexo/lugar onde o fato ocorreu). Resumindo, vou contar as histórias, mas sem revelar dados que possam identificar as pessoas envolvidas. Conto o milagre, mas não digo o santo.

Convido vcs a lerem um pouco dessas minhas 'aventuras' como professora. Trabalhei (e trabalho) em escolas de bairros bem pobres, onde faltava quase tudo. Menos a boa vontade de colegas e diretores para fazer a coisa dar certo. Pelo menos na maioria das vezes.

Criança tem cada uma...

Quem nunca lecionou para alunos de 10, 11 anos (geralmente 5ª série) não sabe o que está perdendo. Eles são MUITO engraçados. O difícil é controlar o riso pq eles saem com cada ideia...

Eu estava na sala de uma dessas 5ª de alunos de 10, 11 anos. Eles estavam fazendo um exercício e eu esperando que me trouxessem o caderno para ver como estavam se saindo e tirar as possíveis dúvidas. Aí chega um dos meus 'anjinhos' mais criativos e diz: "Professora, já sei como descobrir quem está roubando nossas coisas durante o recreio."
Um parêntese: durante o recreio as portas das salas ficavam abertas e estavam acontecendo pequenos roubos de lápis, borracha e canetas, coisa que não sabíamos como resolver. Pedimos aos alunos que vigiassem suas salas, para evitar o roubo. Aí vem meu aluninho com uma ideia 'fenomenal': segundo ele deveríamos "fazer um buraco na porta da sala de aula, colocar umas folhas por cima e esperar para ver que caía no buraco (só podia ser o ladrão)."
Me deu uma vontade de rir... O rostinho dele dizia que ele acreditava piamente que a ideia dele seria exequível, e pior, que funcionaria. Pensava ter descoberto a roda. Como dizer a ele que a ideia (que para ele era maravilhosa) não tinha a mínima chance de ser executada muito menos de funcionar? Só me lembrava de alguns desenhos animados que usavam esse estratagema para pegar alguém. Na hora pensei que a criaturinha estava vendo desenhos animados demais.
Mas não podia deixar o anjinho pensando que a coisa podia acontecer, aí falei com muito jeito que seria difícil furar o chão que era de granito, e mesmo que conseguíssemos, todos na escola veriam, já que o buraco teria que ser feito durante a aula (ou durante o recreio). A carinha dele ficou tão triste. Mas para alegrá-lo disse que a ideia era boa, só que mesmo boas ideias nem sempre podem ser executadas em todos os lugares. Parece que se conformou...Saiu sorrindo e brincando.
Só uma criança para ter esse 'pensamento mágico'. Olhando para minhas crianças, para as que ainda sonham como esse, vejo a infância como deveria ser para todos: sem responsabilidades e feliz!!