Uma Introdução

Uma Introdução

Porque criar um blog sobre as coisas que eu presenciei e ouvi durante minha carreira como professora de Educação Básica?

Nunca achei que alguém se interessasse por coisas que para mim são comuns, o cotidiano de uma professorinha.

Mas um amigo (Joseph), pensa diferente. Ele achou que minhas histórias poderiam ser interessantes. E me incentivou a escrever um Blog.

Talvez ele tenha razão. Afinal, uma pessoa que está em sala de aula a mais ou menos 20 anos deve ter algumas histórias para contar. E posso dizer que minha vida de professora (e esse blog é só sobre isso) não foi nada calma. Monotonia nunca fez parte da minha vida profissional. Criança é um bichinho que inventa...

As histórias que vou contar aqui são variadas. Algumas aconteceram comigo, outras com amig@s e alun@s. Para preservar a identidade das pessoas que foram protagonistas das histórias, vou trocar não apenas os nomes, mas outras características (idade/sexo/lugar onde o fato ocorreu). Resumindo, vou contar as histórias, mas sem revelar dados que possam identificar as pessoas envolvidas. Conto o milagre, mas não digo o santo.

Convido vcs a lerem um pouco dessas minhas 'aventuras' como professora. Trabalhei (e trabalho) em escolas de bairros bem pobres, onde faltava quase tudo. Menos a boa vontade de colegas e diretores para fazer a coisa dar certo. Pelo menos na maioria das vezes.

Minhas pesquisas

Pelo que sei sempre fui curiosa. Segundo minha mãe perguntava o 'porquê' de tudo...

Isso quando era criança. Mas quem nasce curiosa acredito que morre curiosa...

Só que com o tempo essa curiosidade foi orientada para a pesquisa.

Como licencianda fui orientada  a pesquisar se e como meus alunos entenderam algo.

Como já era 'meio' curiosa, lógico que assim que me vi 'dona' da 'minha' sala de aula, com meus alunos e alunas, tratei de pesquisar.

Procurava ver se as criaturinhas estavam entendendo, porque desgraça me respondiam que homem tem vagina, coisinhas assim...

Virei uma 'professora perguntadeira'. Vivia perguntando aos meus anjos tudo que tentava explicar.

Saía cada respostinha estapafúrdia. Como quando estava explicando o que é 'distância percorrida'.
Perguntei qual a distancia percorrida por um carro que vai de uma cidade A até uma cidade  B e volta para a cidade A, sabendo que a distância  entre essas cidades é de  35 km. Uma criatura responde (convicta!) 88 km. Como? Lá vou eu perguntando... A criatura responde (levantando e mostrando no quadro onde o número 35 estava escrito): vai e percorre 35 km, volta e percorre 53 (como volta, passa primeiro no número 5 e depois no 3).

Gente, essa me deixou doida. Para que desgraça eu perguntei?

Mania besta de perguntar tudo.

Depois de uma meia hora de tentativa de explicar que não é pq voltava que o número mudava (percorria 35 km na ida e 35 km na volta), a criatura já desesperada, dizia que sabia estar errada porque todo mundo (eu e a turma toda) estava explicando que a forma de pensar dela não era correta. Aí, de repente, ela olha para a gente e diz: 'entendi'. Amém!!

Tenho até hoje muitas pesquisas escritas. Pesquisava o que meus alunos e alunas pensavam por exemplo sobre uso da camisinha. Eles acreditavam que era melhor usar duas camisinhas que uma!

Fui guardando essas pesquisas, comparando uma coisa com outra, as ideias de meninos e meninas (semelhanças e diferenças), mas nunca escrevi. Isso mudou quando tentei  entrar no mestrado. Peguei os meus resultados e fui escrever. De forma acadêmica o que descobri ao longo de vinte anos em sala de aula. Lógico que nem tudo eu consegui escrever para publicar em eventos ou revistas.

Mas acho que essas pesquisas podem fornecer ideias para outros professores. Por isso vou postar aqui alguns resultados, artigos já publicados e as ideias de pesquisa que me ocorreram nestes anos.