Uma Introdução

Uma Introdução

Porque criar um blog sobre as coisas que eu presenciei e ouvi durante minha carreira como professora de Educação Básica?

Nunca achei que alguém se interessasse por coisas que para mim são comuns, o cotidiano de uma professorinha.

Mas um amigo (Joseph), pensa diferente. Ele achou que minhas histórias poderiam ser interessantes. E me incentivou a escrever um Blog.

Talvez ele tenha razão. Afinal, uma pessoa que está em sala de aula a mais ou menos 20 anos deve ter algumas histórias para contar. E posso dizer que minha vida de professora (e esse blog é só sobre isso) não foi nada calma. Monotonia nunca fez parte da minha vida profissional. Criança é um bichinho que inventa...

As histórias que vou contar aqui são variadas. Algumas aconteceram comigo, outras com amig@s e alun@s. Para preservar a identidade das pessoas que foram protagonistas das histórias, vou trocar não apenas os nomes, mas outras características (idade/sexo/lugar onde o fato ocorreu). Resumindo, vou contar as histórias, mas sem revelar dados que possam identificar as pessoas envolvidas. Conto o milagre, mas não digo o santo.

Convido vcs a lerem um pouco dessas minhas 'aventuras' como professora. Trabalhei (e trabalho) em escolas de bairros bem pobres, onde faltava quase tudo. Menos a boa vontade de colegas e diretores para fazer a coisa dar certo. Pelo menos na maioria das vezes.

Gravidez depois de ter tirado as tubas uterinas...


Tudo bem que a primeira escola era movimentada, os alunos uns 'anjos' que botaram até político para correr, mas tem coisas que eu não consigo entender. Mas aconteceram. Juro!

Uma dessas coisas 'diferentes' foi a gravidez de uma professora. Pode não parecer nada anormal, o que tem em uma professora engravidar? Mas essa professora fez uma cirurgia para retirar as tubas uterinas (a antiga ligadura) e segundo a mesma o médico mostrou as tubas para ela. Como então essa criatura engravidou?

Ninguém entendeu nada, nem o médico. A professora, por sua vez estava em choque. Como ela mesma disse todas as gravidezes dela (duas) foram planejadas. Até pq ela tinha problemas cardíacos. Ela disse que usando camisinha e tabelinha não engravidou, mas qdo fez a ligadura engravidou. Vá entender...

Pelo que me lembro o médico achou uma possível explicação. Pelo menos foi a única que apareceu. Essa professora sofreu um acidente de carro alguns meses antes e ficou bem machucada. Para acelerar o processo de regeneração dos tecidos ela tomou um medicamento. O obstetra que fez a cirurgia disse que o remédio pode ter agido nas tubas, regenerando-as. Sim, pq elas estavam lá, direitinho no lugar de origem.

Uma explicação plausível, mas mesmo assim esquisita. O bebê dessa professora nasceu com Síndrome de Down. Precisava de muitos cuidados. Como os filhos mais velhos dessa professora tinham 17 e 18 anos puderam ajudar a tomar conta do irmão qdo nasceu. A filha mais velha ajudou bastante a mãe e o do meio tbém. Alguns anos depois vi esse menino especial: corria e se comportava como uma criança que não tinha Síndrome de Down. A mãe me disse que os estímulos dos irmãos ajudavam o mais novo a ter um desenvolvimento quase normal.

Ah, e ela disse que ia voltar a usar camisinha e tabelinha para evitar filhos. Ela achou mais seguro....